RETIRO DE MEDITAÇÃO

O Coração da Vida

Nível 2 - Bondade

8 a 10 MARÇO 2019 - LEIRIA

O CORAÇÃO DA VIDA

"O Coração da Vida, uma via de Consciência, Bondade e Sabedoria" é um programa formativo prático, baseado no treino meditativo da consciência, no cultivo de um bom coração e no despertar da nossa sabedoria. É uma proposta que visa conduzir-nos a viver uma vida plena, com sentido, aberta, florescente e harmoniosa na relação connosco, com os demais seres e o mundo.


O programa é aberto a todos, tem a duração total de um ano e é estruturados em três níveis:

Nível 1 - Consciência

Nível 2 - Bondade

Nível 3 - Sabedoria

NÍVEL 2 - BONDADE

Neste retiro, serão abordados e aprofundados temas do âmbito da cordialidade que vão à essência dos relacionamentos e das nossas capacidades naturais, como o amor, a compaixão, a alegria altruísta e a equanimidade. O retiro inclui as bases para reconhecermos certos padrões de insegurança e rigidez emocional e serão dadas instruções de meditação que nos permitem reconhecer a nossa coragem e bondade fundamentais.

 

  • Quem estiver a seguir o Programa de Formação O Coração da Vida poderá integrar as instruções deste nível na sua prática diária ao longo dos 4 meses seguintes, dando continuidade ao nível 1 (Consciência) e preparando a mente para o Nível 3 (Sabedoria).

  • Quem não estiver a seguir o Programa de Formação O Coração da Vida poderá beneficiar do retiro como uma introdução aprofundada à meditação baseada na abertura do coração, ficando também com as instruções necessárias para dar continuidade à sua própria prática diária.

 

O retiro irá decorrer em formato não residencial - os participantes vão dormir a casa ou noutro alojamento por sua conta. As refeições serão no local do retiro - cada participante traz a sua comida.

DATA e HORÁRIOS

8 MARÇO (Sexta-feira), 21:30-22:30

9 e 10 MARÇO (Sábado e Domingo), 9:00-17:00

LOCAL

Rua Frei Brás de Barros nº12, 2410-035 Leiria (no espaço do Yoga de Leiria - ver mapa abaixo)

INSTRUTORES

Paulo Borges e Daniela Velho (saiba mais abaixo)

INSCRIÇÃO

A contribuição será de acordo com o que considerar mais adequado - 70, 80 ou 90 euros. Esta última opção permite que pessoas com menor disponibilidade financeira também se possam inscrever.

Uma real indisponibilidade não impede de participar - contacte-nos se for o caso.

As vagas são limitadas e a inscrição só é validada após a transferência inicial de 40€ para o IBAN
PT50 0018 000315575764020 08 e o envio do comprovativo para geral@mindfulnessvidaplena.pt
O restante pagamento será efetuado no local.

Paulo Borges
Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2011-2012 e 2012-2013. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Coordenador do Seminário Permanente "Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea", no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Praticante de meditação desde 1981 e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Segue os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Co-organizador das duas vindas de S. S. o Dalai Lama a Portugal. Instrutor de meditação desde 1999, tendo realizado centenas de conferências, workshops, cursos e retiros por todo o país, também em empresas e instituições como o Ministério da Defesa Nacional, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Cocriador do programa de formação O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria.

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 45 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Obras mais recentes: É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa, Lisboa, Temas e Debates / Círculo de Leitores, 2013; Quem é o meu próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional, Lisboa, Edições Mahatma, 2014; O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, Lisboa, Edições Mahatma, 2015; 2017, 2ª edição (guia prático de meditação); Agostinho da Silva. Uma antologia temática e cronológica, Lisboa, Âncora Editora, 2016, 3ª edição; Do Vazio ao cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente, 2017.

Daniela Velho
Co-fundadora e Vice-presidente do Círculo do Entre-ser. Procura desde 2010 seguir a via do Buda segundo a tradição budista tibetana Nyingma, integrando grupos de estudo e prática constituídos em Portugal e orientados por Mestres da linhagem. Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen.


Integra, também, a partir de 2016 grupos de estudo e prática internacionais no âmbito das tradições budistas tibetanas Kagyu e Nyingma , bem como os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, tudo sob orientação de Mingyur Rinpoche. Investiga na área das práticas contemplativas. É instrutora e praticante de meditação. Jurista de profissão.

voltar acima 

2020 Centro de Mindfulness e Vida Plena ®